Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Senta que lá vem a História - Dom Quixote

Momento de enriquecer-se com um pouquinho de cultura com as histórias do grande Ballet de Repertório...e pra começar, a história do queridinho de todos...


DOM QUIXOTE


Prólogo
Dom Quixote, um homem extremamente sonhador, acaba de tomar uma decisão, se tornaria um cavaleiro. Conta a seu fiel escudeiro Sancho Pança, convidando-o a se aventurar junto com ele.


Ato I – Uma praça no mercado de Barcelona

Ana Paula em Entrée de kitri - Gala de 50 anos Dora Ballet (2011)

Em Barcelona, na praça do mercado, Kitri está sendo forçada por seu pai, Lorenzo, a aceitar os galanteios do rico comerciante Gamache, que pretende casar-se com ela. Porém Kitri ama o barbeiro Basílio.
Um grupo de toureiros, liderados por Espada, chegam à praça, chamando a atenção de todos em uma apresentação, juntamente com Mercedes, a amada de Espada.
Dom Quixote chega à praça em seguida e, ao ver Kitri, transforma-a, em sua imaginação, na bela Dulcinéia, mulher que ele sonhava e havia idealizado. Não aceitando que sua amada Dulcinéia case-se com outro, desafia Gamache para um duelo. A multidão, e o próprio Gamache, não lhe dá importância, sendo expulso da cidade.
Basílio e Kitri, inconformados com a decisão de Lorenzo, fogem para viver seu romance, sendo perseguidos pelo pai e pretenso noivo de Kitri.


Kitri o Desafio - Ana P. Zucolloto

Ato II
Cena I – O Acampamento Cigano
Dom Quixote, acampa à beira dos moinhos, encontrando o casal fugitivo e os ciganos. No entanto, vítima de suas fantasias, ataca carroças e moinhos de vento, julgando estar em batalha com gigantes inimigos.

Cena II – O Sonho
Ao final da batalha, exausto, Dom Quixote dorme e sonha com os jardins de Dulcinéia, povoados por seres fantásticos, como as dríades e sua rainha, o cupido, além de Kitri e sua amada Dulcinéia.

Corpo de baile da Escola Dora Ballet - O Sonho de Dom Quixote - Porto Alegre
primeiro lugar - II Brasil em Dança

Ato III – Na Taverna
Kitri e Basílio vão à taverna, mas acabam sendo encontrados por Lorenzo e Gamache, que insistem no casamento.
Basílio, desesperado ante a perspectiva do casamento de Kitri e Gamanche, finge estar se suicidando, e pede ao pai da moça que lhe satisfaça um último desejo, concedendo-lhe a mão de sua filha em casamento. O pai cede, e para o seu espanto, Basílio se levanta radiante de saúde e felicidade, para abraçar a amada. Todos festejam o noivado.

A suposta morte de Basilio



Ato IV – O Casamento
Para alegria de todos, Kitri e Basílio se casam. É feita uma grande comemoração onde todos dançam, até mesmo Gamache.

Festa de Casamento III Ato - Gala de 50 Dora Ballet

Fim!
;D
até...

7 comentários:

  1. Muito legal a história... muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Nossa seu blog é muito bom e me ajudou muito no meu trabalho !!! parabéns

    ResponderExcluir
  3. muito legal a historia vai me ajudar muito na minha prova !!!e parabens pelo seu blog e muito legal tambem

    ResponderExcluir
  4. parabéns o seu blog é muito legal e a história sobre dom quixote é muito interessante e foi muito bem escrita!!!!e obrigada essa história irá me ajudar muito na minha prova!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigado por ajudar eu aqui na prova de ballet

    ResponderExcluir